Rumo ao rebentar da bomba, há um rastilho a percorrer. Há um rastilho a queimar, que desaparece como um copo se enche: ao chegar ao fim, transborda. Diria, embora não perceba grande coisa das neurociências da irritação, que o explodir da irritação segue um rastilho semelhante. Não é uma gota só que despoleta a explosão raivosa de uma irritação profunda. Esta irritação profunda, que mói e rói e faz cócegas irritantíssimas cá no peito, pede um murro na mesa (que parta a mesa!). E muitas são as fontes de água para encher o copo, mais ainda são os pirómanos que ateiam o fogo na bomba. Os excessos são como gasolina a pedir um isqueiro. Sejam do que forem: um excesso doentio de organização, temporização e calendarização, um pedido por mais, mais e mais, um dia fechado numa sala abafada, uma saudade incontrolável, tempo demais ou tempo de menos, excessos, excessos, excessos! Tudo o que é demais, enjoa. E neste caso, irrita.
A irritação é das coisas mais irritantes que se pode sentir. Talvez a apatia ou a espera sejam mais irritantes que a própria irritação (por muito ilógico que tal coisa pareça), mas poucas coisas perturbam tanto o pensamento, a lógica e a calma, como a voluptuosa onda energética que a irritabilidade nos traz. Quando irritadíssimo, sinto-me capaz de partir pedras. É como se uma bomba eléctrica nascesse em mim, pronta a descarregar a fúria em qualquer inocente desprotegido. Partem-se coisas, berra-se, berra-se bem alto, GRITA-SE para o mundo, porque, que nervos!, já não posso ouvir ninguém!
Planos por cumprir, coisas por decidir, tudo se atrasa com a irritação. Ninguém irritado pensa como se estivesse sóbrio de irritação. Felizmente, nem todos temos rastilhos curtos e, com o passar dos anos, fazemos crescer o copo, que já enche um pouco mais, e já dificilmente parte com uma pequena queda. Congratule-mo-nos com o quão fortes já somos, e o quão mais fortes ficaremos no futuro.
Recomendações finais: Evitar acender o rastilho, sobretudo em zona pública. Em caso de irritação, consulte um bombeiro perto de si. ;)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Reitero que não serão aceites comentários sem assinatura.